Friday 12 September 2008

Um dia em Aranjuez

Hoje foi feriado na cidade onde trabalho, Mostoles, e por isso aproveitei para ir dar uma volta. Tinham-me dito que Aranjuez era muito bonito, para além de ser a terra dos morangos, que é o fruto que mais gosto. Apesar de não ser a época dos morangos aceitei a sugestão e fui até essa cidade.
Apanhei o comboio, rumo a Aranjuez, devia ser quase meio dia (claro, não trabalho, queriam o k? Acordo todos os dias ás 6:20 da matina). Cheguei ao meu destino, caminhei até ao centro e pedi um plano da cidade e informações, como qualquer turista que se preze. Lá comecei a seguir o plano. Resolvi começar pelos jardins que tinha ali ao lado e logo ir até à casa Real do Labrador. Tinha de se marcar uma visita antes e peguei no telemóvel e fiz isso mesmo. Marquei a visita para dali a 1h e meia e enquanto esperava dei uma volta pelos jardins Del Principe. Muito bonitos, muito bem arranjados, muito verdes e ainda mantêm o método de regar que utilizam desde há anos atrás. É estilo uma coluna de água por onde esta passa e assim pode chegar a qualquer parte. Pode-se abrir ou fechar pois tem umas comportas para esse efeito (está nas fotos em baixo).
Fui então à casa Real del Labrador. Muito bonita e rica. Antes de entrar temos de calçar uma espécie de panos para não danificar o chão. Mais tarde percebi porquê...o chão é todo feito em mármore e azulejos! Tem espalhadas por todas as divisões objectos de riquissimo valor, compostos por marfim, cristal, madeira, bronze e outros materiais preciosos. As abóbadas estão todas ilustradas com frescos e as paredes cobertas por sedas naturais, originarias de França e algumas de Espanha. Tudo ali é original! Tem coisas de bastante valor! Vale a pena fazer a visita, eu gostei.
Quando saí fui dar outra volta pelos jardins, desta vez por um sitio diferente, enquanto voltava ao ponto de partida para ir ao centro da cidade. Então fui comer qualquer coisa, pois dei-me conta que não tinha ainda comido nada e já eram quase 17h. Comi e fui apanhar o comboio turistico, ao qual, na minha opinião, não vale a pena. Passou por todos os sítios por onde andei, e outros (muito poucos) onde não estive. Mas era demasiado rápido e não passava em frente ás coisas, logo, vi mais enquanto caminhava do que ali.
Chegou a hora de regressar, e apesar de não ver novamente os cavalos que vi quando regressei, e que diga-se de passagem, é uma das minhas paixões, o regresso fascinou-me pois lembrou-me o meu belo Alentejo. Foi um dia bem passado mas havia que ir cedo para casa porque amanhã é o sábado da noite branca, o sábado que tudo abre e ninguém dorme em Madrid...


































No comments: